-
Arquitetos: Troyano Arquitetura
- Área: 114 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Efreu Quintana
-
Fabricantes: Aluminare, Britasinos, Comespe, Funilaria JSC, Isolef, Vale Correa Pré-moldados de Cimento
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa foi projetada para um casal de professores universitários sem filhos. Está localizada em um à margem de uma lagoa, em Osório, cidade do Rio Grande do Sul, estado do extremo sul do Brasil. O programa é simples, uma casa com uma área social que integre cozinha, estar e jantar, um banho social e a suíte do casal. Pela baixa metragem quadrada, optamos por uma casa térrea, tendo a lagoa e as estratégias bioclimáticas como norteadoras do partido.
A suíte ganhou abertura com orientação norte e fica em um volume na parte frontal do lote, para quem chega pela estrada. A área social foi projetada em um volume no sentido transversal do terreno, ganhando abertura ampla para uma grande varanda conectada com a lagoa.
Como elemento conector destes dois volumes está o acesso principal da casa, que contém, além da circulação horizontal, o banho social voltado ao sul. As aberturas da área social são grandes portas/janelas que possibilitam integração total com a varanda e tornam a lagoa presença constante no interior da casa. A ventilação cruzada fica garantida por duas aberturas para parte frontal do lote.
Como sistema construtivo optou-se por paredes portantes com viga/cinta superior, nas quais se apoia uma laje painel aparente para o interior da edificação. A laje é caminhável e serve também como área técnica para instalação das placas solares que alimentam o boiler de aquecimento de água e esquentam a água da piscina.O material escolhido para as paredes foi o tijolo maciço abundante na região, que é rica em olarias. Todas as paredes externas são duplas e contribuem para a inércia térmica, necessária na região de clima frio no inverno e quente no verão.
A ausência de revestimentos expõe as decisões de materiais e o sistema construtivo. Os tijolos ficam aparentes para o exterior somente na área que marca o acesso e são rebocados no interior e demais faces externas. A laje painel é aparente para o interior e as vigas/cintas que a apoiam não apresentam reboco, mantendo-se fiéis à impressão das formas em madeira. O piso da varanda e de toda área interna é cimento queimado cru. Toda elétrica da residência foi instalada de forma aparente. Bancadas dos banhos e cozinha foram moldadas em concreto aparente in loco.